09 junho 2008

Rescaldo

Dois dias apenas e tanto que contar. Um fim-de-semana marcado pela ausência das cúpulas de Paredes de Coura algures em terras de França. Marcado, igualmente, por dois golos ali perto (mais perto de França do que de nós, entenda-se), mas que foram muito festejados cá pelo nosso bairro. Uma Feira das Ciências que animou o Centro Cultural, numa altura em que já se vislumbra, lá mais para o final da semana, nova Feira, mas desta feita, a Feira Mostra, que este ano promete mais.
Comecemos pelo princípio, como diria Gabriel Alves, célebre comentador desportivo. Mas não vamos ainda ao desporto, fiquemos antes pela cultura. A mesma que levou uma grande comitiva de courenses a Cenon, algures ali nos arredores de Bordéus, “cidadezinha” pequena de “apenas” 23 mil habitantes que encontrou no nosso Território com Alma motivos suficientes para celebrar um protocolo de geminação.
São, deste modo, cidades irmãs, Coura e Cenon, unidas pela cultura, para começar, mas que prometem estreitar laços em muitos outros sectores. Disso mesmo foram tratar os vários elementos que compuseram a comitiva courense que partiu na quinta-feira e regressou ontem, depois de cumprido o programa de recepção que os franceses, bem assessorados por uma courense lá radicada, prepararam para bem os acolher. Entre as várias actividades, a atribuição do nome do concelho alto-minhoto a uma linha de metro de Cenon. Para Agosto, em cheio nas festas do concelho, está prometida a paga: uma comitiva de Cenon vai estar por cá para conhecer melhor o concelho e o município deverá dar a uma rua courense o nome da “irmã” francesa. Pode ser que a sorte calhe à variante à EN303?
E será apenas o primeiro de muitos acordos de geminação firmados por Paredes de Coura? Desconhece-se, mas não seria de estranhar que o concelho, que acordou tarde para esta história das cidades irmãs, até porque nem cidade é, se venha a render às vantagens, porque desvantagens não as haverá, de firmar acordos vários com outros municípios. Para já, em fila de espera, podem estar Catoira, aqui ao lado na vizinha Pontevedra, e Magnac sur Trouve, outra cidade francesa onde os courenses já levaram as cores da nossa terra.
Mas, enquanto a comitiva de Paredes de Coura estava por terras gaulesas, por cá também se dava espaço e tempo à cultura. Primeiro com a Feira das Ciências que o agrupamento de escolas levou a efeito sexta e sábado no Centro Cultural. E no domingo foi a vez do folclore assentar arraiais no Largo Hintze Ribeiro e, mais tarde, na Casa Grande. Pelo meio, houve lugar ao desporto e aos festejos da primeira vitória portuguesa no Europeu de futebol. Com pouca gente nas ruas, é certo, mas como diz o povo, ainda a procissão vai no adro. De louvar a transmissão do jogo no Centro Cultural, especialmente por estarmos num concelho que ainda não é totalmente coberto pela emissão da TVI. A ver se nos próximos também temos a mesma sorte e as portas continuam abertas.

3 comentários:

  1. Gostava de saber porque que carga de água foi preciso ir a frança uma comitiva tão grande, com muita gente a encher monte e a lamber botas. É que já que viajaram patrocianados pelos nossos dinheiros, acho que tenho o direito de pedir uma satisfação sobre tamanha palhaçada. Ah, para a próxima também quero ir, já que vai tanta gente encher monte mesmo...

    ResponderEliminar
  2. Inscrições abertas de 1 a 31 de Julho.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!