14 novembro 2007

(Des) Protegidos

Faz-me confusão ver caçadores numa área protegida. A sério que faz! E não tenho nada contra a caça, ou contra os caçadores (os bons caçadores, que não abandonam os cães no terreno quando estes não lhes servem mais). Mas, sinceramente, faz-me confusão como é que se pode caçar numa área protegida.
Não sei que pensar, por exemplo, quando ao domingo passo pela Área Protegida do Corno de Bico e vejo os carros e atrelados dos caçadores por ali espalhados. Nem sei se eles por ali podem andar, sinceramente desconheço. Mas ainda que possam, por nem todas as espécies animais ali existentes estarem protegidas, fico a matutar como é que se pode andar aos tiros numa área protegida. E se de repente, quando se faz pontaria a uma rola, se verifica que afinal é um picanço-de-dorso-vermelho? Será que disparam? Será que não?
E que dizer do avanço desregrado pela área protegida? E estou a falar daquela zona mais "restrita" com sinalização específica, trilhos programados, etc. Haverá algum cuidado por parte dos caçadores para não danificar a flora existente? Se não seguem os percursos marcados, porque certamente não será lá que anda a caça, como garantir que nada fica estragado ou sujo? Questões que, volto a dizer, me fazem confusão. Ainda para mais quando vejo no site do ICNB que um dos motivos que levou à classificação daquela zona como Área de Paisagem Protegida foi precisamente “a promoção do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados”. Será?

2 comentários:

  1. E também não viste alguém subornar outro ALGUÉM, para poder cortar carvalhos (espécie protegida), nessa mesma área?
    E esta hein!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!