27 novembro 2007

Contas feitas

Procurei…mas não encontrei. Em lado nenhum. Será de admirar? Não. E que procurava eu assim de tão transcendental? Nada de especial, apenas a proposta de orçamento da Câmara Municipal de Paredes de Coura para o próximo ano. Mas nada… Não encontrei em lado nenhum.
São já várias as autarquias que disponibilizam esses documentos online, nas próprias páginas Internet de cada município para poderem ser consultados pelos seus munícipes. Afinal, não será esse o objectivo principal dessa mesma página, ou seja fomentar uma melhor comunicação entre governantes e governados? Claro que sim! Basta fazer um pequeno exercício de pesquisa pela Net para verificar que muitos municípios têm ali, à distância de um click, toda a informação que interessa aos munícipes.
Em Coura também já temos muito e saúda-se o melhoramento substancial do site da Câmara nos últimos dois anos, mas ainda há documentos que lá não aparecem e bem que podiam aparecer. E exemplo maior é o orçamento do município para 2008. Não está lá! Sabemos que é de cerca de 23 milhões de euros, que foi analisado em reunião extraordinária da autarquia realizada há duas semanas, e que foi aprovado com os votos a favor da maioria socialista e os votos contra da oposição social-democrata. Ora, se a aprovação não é surpresa, já o voto contra da oposição é novidade, pois no ano passado, com um orçamento ligeiramente superior, o PSD votou ao lado da maioria. Será que o orçamento mudou assim tanto? Não sabemos, pois que não temos o documento…
Mas temos as críticas de Décio Guerreiro e José Augusto Sousa, os dois vereadores social-democratas, que dizem que no orçamento para 2008 constam diversas obras já executadas durante este ano, sinal de que foram feitas mas não foram pagas. O que, aliás, já tinha acontecido no ano passado, em que afirmavam que 20% do orçamento de 2007 se reportava a obras que já estavam terminadas em 2006. Ou seja, encontramos obras repetidas que já sabemos, à partida, que não serão feitas em 2008… porque já estão feitas e só aparecem no documento para justificar o seu pagamento.
A oposição critica ainda a repetição do orçamento de 2007 nas previsões para o próximo ano, naquilo que considera ser “reflexo da baixa percentagem de execução de 2007”. A finalizar, a informação de que o PSD não concorda com “a proposta da venda de água”. Estarão a falar da privatização? Não sabemos, não temos o documento, mas ficamos à espera do aumento das tarifas.

3 comentários:

  1. Somos um Municipio onde felizmente o presidente da Câmara, conversa com o seus presidentes de junta aquando a elaboração deste orçamento, quem vota contra de certeza que não quer obras na sua terra!!! Mas como sabem que nada lhes acontecerá, cada qual vota como quer, até porque á partida ele já está aprovado

    ResponderEliminar
  2. São ouvidos mas de que adianta isso se eles têm de votar a favor para não verem as suas freguesias prejudicadas. Mesmo que não concordem têm de votar a favor como dizes, porque se não não tem obras na terra dele. São obrigados.

    ResponderEliminar
  3. Não acredito nisso, sendo sei o Presidente até dá mais aos outros, não esquecer que em algumas freguesias o PS perdeu para a Junta, mas ganhou para a C
    âmara, deve ser por isso que ele quer ser tão dialogante...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!