20 novembro 2007

À mesa é que a gente se entende

Será que a gastronomia ainda continua a ser motivo de atracção de turistas? Será que continuamos a ter na mesa um factor de peso quando surge a hora de decidir o destino de um fim de semana, de um passeio? A minha resposta a ambas as questões é a mesma: nem só, mas também.
Há turistas que continuam a vir ao Minho em busca da boa mesa, da boa gastronomia. E as entidades do sector reconhecem isso. Veja-se o exemplo da Câmara Municipal de Braga, que tem estado a promover na Galiza, uma iniciativa de cariz gastronómico que vai decorrer naquela cidade. O objectivo é mais que óbvio, apelar ao apetite de "nuestros hermanos".
Ainda acho que a gastronomia vale, por si só, enquanto atractivo turístico. Mas também sei que, nos tempos que correm, muitas vezes um bom restaurante não chega. Mas e se for um bom restaurante numa região onde pontificam vários outros pontos de interesse, sejam eles na natureza ou no património construído, na oferta cultural ou recreativa de uma determinada vila ou cidade? Então aí temos o pacote completo.
E o Minho oferece-nos o pacote completo? Claro que oferece! A gastronomia não está sozinha na oferta turística de uma região que, agora mais que nunca, deve ser vendida como um produto único, um todo, uma região. E tanto pode ser uma ida ao sarrabulho aliada à visita a um museu, como uma caminhada pela natureza regada a Alvarinho... Exemplos descabidos, é certo, mas que mostram bem a diversidade que pode ser criada de forma a gerar uma maior, ou melhor mais alargada, capacidade de atracção.

6 comentários:

  1. A gastronomia não só mas também, concordo contigo Eduardo.
    Para o pacote todo era muito melhor que as chamadas regiões, do Minho neste caso, se unissem, e juntos se unissem para as promovem. Tanto lá fora como cá dentro.
    O que, me parece quase utopia. Pelo menos enquanto continuarem a olhar unicamente para os seus umbigos e a defender interesses que não são os das regiões onde se encontram.

    Nuestros hermanos promovem as suas regiões, na nossa media.
    Venha a Galiza!
    Conheçe a Catalunha?!

    Cá? Não!
    Enquanto não criarem sinergias, não me parece de todo.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. Regionalização, meus caros!!

    ResponderEliminar
  3. Sim Sr. Anónimo numa serie de aspectos, as regiões têm a ganhar com a regionalização.
    Mais regionalistas que os Senhores de Lisboa, não há.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, tens razão!!!´
    E é vergonhoso para as pessoas cá de cima que assim seja.

    ResponderEliminar
  5. Regionalização? Que venha outra vez o referendo e vão ver como fica tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  6. Não terá de ficar. Fica por que quem de direito deixa que fique como está.
    Deve estar nos nosso sangue de tugas... o encolhe ombros!

    SB (de LX)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!