28 novembro 2007

Ainda bem... por tão pouco

Ainda bem que temos o Notícias de Coura para nos dar a informação que a Câmara não consegue fazer passar. Afinal andava eu tão enganado, a pensar que a autarquia de Paredes de Coura se tinha esquecido das comemorações dos 50 anos da publicação de "A Casa Grande de Romarigães" quando tal não era verdade. Quer dizer, eu sabia que o escritor Mário Cláudio tinha sido incumbido de programar a evocação de tão grande efeméride, isso sabia. Como também sabia que o Executivo camarário tinha aprovado, no passado dia 5 de Novembro, uma proposta para essa celebração, feita pela Árvore, cooperativa portuense dedicada às questões culturais. Cerca de 50 mil euros para um encontro de leitores e uma actuação musical do guitarrista Pedro Caldeira Cabral. E mais nada.
No site da Câmara nem uma informação sobre a data de tal evento, ao que parece marcado assim em cima do joelho, do género "tem de ser em Dezembro porque os 50 anos comemoram-se em 2007 e não em 2008". Ahh... mas lembrei-me que, em Setembro, já tinha lido qualquer coisa sobre o assunto. Procurei aqui no meio da papelada e lá encontrei. Em Setembro a autarquia de Paredes de Coura anunciava que o tal encontro de leitores, o que foi aprovado este mês, em cima da hora, iria ter lugar a 1 de Dezembro.
Mas, o dia 1 de Dezembro é no próximo sábado! Não pode... assim tão em cima da hora! Se na Câmara não há qualquer informação, então é porque foi adiado, só pode. No entanto, como nestas coisas não há certezas, só me restavam duas coisas: esperar pela próxima agenda cultural e ver se aparecia lá alguma coisa, ou então aguardar a próxima edição do Notícias de Coura e ficar a saber tudo sobre o assunto. E assim fiz. Ontem ao chegar a casa abri o jornal e lá vinha o programa tão desejado. Ahh.. afinal é no dia 8 de Dezembro. Quase que não chegava a tempo...
Mas será que é mesmo nessa data? E é só isso? Admira-me a Câmara não divulgar mais um evento do género, por um lado, e por outro lado ficarem-se as celebrações apenas por um encontro de leitores. Mas, se vem no jornal, há que acreditar.
Se calhar o melhor mesmo é aguardar pela agenda cultural e ver se aparece lá alguma coisa sobre o assunto. Ou então continuar a seguir os blogues de Jofre Alves, a quem "pedi emprestada" a fotografia que ilustra este post. Ele que, bem preparado, tem evocado a efeméride ao longo de todo o ano, ocupando um papel que se calhar caberia à autarquia, será que foi convidado para participar no tal encontro de leitores?

4 comentários:

  1. Quem é que afinal manda na Cultura desta terra?

    ResponderEliminar
  2. mais uma prova que o noticias de coura é o jornal oficial da câmara

    ResponderEliminar
  3. Penso que não, nao concordo com o anonimo anterior. o Noticias teve foi golpe de vista, e é isso que deixa o outro para trás, o outro já está ao n´vel do dos padres (nasceu, batizou, casou e morreu)
    O mérito aqui é do Noticias e obvimante dp seu director.
    Que a Câmra, os seus serviços, falou disso não haja dúvida, é tudo sempre para as elites.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo nº2, afinal o objectivo era divulgar ou nao divulgar? Penso que ainda bem que o noticias de coura divulgou caso contrário, como disse o eduardo, tinha passado despercebido. Nao sera essa afinal a função de um jornal?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!