15 novembro 2007

Quantos são? Quantos são?

Dez concelhos tem o distrito de Viana do Castelo. Só dez, nem mais nem menos. E aqui fica a indicação de todos eles: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Informação acessível a qualquer um, basta consultar um mapa de Portugal ou uma enciclopédia daquelas de enfeitar as estantes.
Haverá quem, contudo, pense que são mais. Ou menos, sinceramente não percebi. Veja-se, por exemplo, as recentes declarações da oposição social-democrata na autarquia courense. Numa das últimas reuniões de Câmara, os dois vereadores do PSD resolveram deixar registado em acta o seu descontentamento pela forma como o distrito e o concelho foram (mal) tratados no PIDDAC previsto para o próximo ano. Nada de mais, sendo que até concordo com as críticas feitas, como já havia deixado transparecer aqui.
Mas, como diz o ditado, no melhor pano cai a nódoa, e aquela que até poderia ser uma boa intervenção política acaba manchada por um lapso bem ao estilo da história das contas do PIB que envergonhou António Guterres há uns anos. É que, conforme se pode ler na acta dessa reunião do Executivo, ainda não disponível na página da Câmara, mas afixada nos Paços do Concelho, os dois vereadores social-democratas dizem que o distrito deveria ter sido mais beneficiado, ainda para mais “tendo em conta que oito das câmaras aqui existentes são do Partido Socialista”.
Quantas, perguntamos nós? Pois… Oito, é o que eles dizem. Mas, se o distrito tem dez concelhos, e desse total Arcos de Valdevez e Caminha são do PSD e em Ponte de Lima ganhou o CDS-PP... afinal quantas ficam? Pois… ficam sete, apenas sete. Das duas, uma: ou o PSD ainda se lembra do episódio do orçamento do queijo, protagonizado pelo presidente da Câmara de Ponte de Lima, e tem Daniel Campelo como socialista, ou então já está a dar de bandeja uma das duas autarquias que tem no distrito, a pensar talvez nos resultados das autárquicas de 2009.


Actualização: A acta da referida reunião já está disponível aqui.

17 comentários:

  1. Mas a oposição, pelo menos esta oposiçao, de Coura só se engana a contar as câmaras PSD?
    Não se enganará em mais nada?

    ResponderEliminar
  2. Não sabem contar, mas é por causa do fedor do pexeseco da assembleia, de certesa

    ResponderEliminar
  3. Eduardo: é muito difícil dilogar sem pessoas sem qualquer nível e ainda por cima encobertas pelo anonimato, como diria o rei de Espanha, por que não te calas?

    ResponderEliminar
  4. Sr jap, costuma-se dizer que quem semeia ventos, colhe tempestades. Não quero com isto advogar o que escreveu este anónimo, porque tal como o sr, espero eu, lamento este tipo de comentários infelizes.
    Mas, esta persistente antipatia referencial do sr, em relação a qualquer posição do PSD Courense é no mínimo confrangedora.
    Confrangedora, porque eu e muitos Courenses esperava-mos muito mais de si, como PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL e sobre a postura, competência e idoneidade que este deve ter perante a Assembleia e os courenses em geral.
    Em nada me agradou constatar, que o sr não tem um perfil com a qualidade exigível, para dignificar o lugar que ostenta, e insiste em exibir sem pudor, tiques nada próprios de um regime que se diz democrático.
    Sim, porque seria talvez melhor, quando divaga na sua coluna de pasquim, opinar sobre o âmago do poder executivo Courense ou sobre este governo do pseudo engenheiro Sócrates, onde há qualquer coisa que faz lembrar o antigamente: Autoritarismo, estatistismo, revanchismo, centralismo e controlismo.
    Para terminar sr jap, espero que atribua mais tempo a meditar sobre o seu futuro político em PAREDES DE COURA, porque se calhar é precisamente isso que o tem tornado nestes últimos tempos, uma pessoa tão "preocupada" com o PSD de Coura.

    João Cunha, militante PSD nº 107475

    ResponderEliminar
  5. Caro JAP:
    É verdade, esta oposição, de Coura, engana-se em muito mais coisas, que não apenas no número de concelhos do distrito. Como se engana a CDU, outro partido da oposição na Assembleia Municipal, e o próprio PS, detentor da maioria.
    Em relação aos comentários anónimos, são aquilo que se pode chamar um mal necessário. Se alguns mais valiam não terem sido feitos, outros há que merecem ser publicados. Como é impossível activar um sistema de moderação que os identifique pela sua qualidade, opto por abrir a porta a todos, na esperança de que a moderação esteja a cargo de quem os escreve.

    ResponderEliminar
  6. Será que temos os politicos que merecemos?
    A julgar por alguns comentarios que aparecem no Mais pelo Minho talvez teremos.
    Paredes de Coura é um concelho tão pequeno, em tamanho, não o deveriamos tornar ainda mais pequeno noutras coisas, as que tornem ainda mais pequeno nas coisas, que de facto importam e interessam.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  7. Foi o João que escreveu o comentário como JAP para poder responder...lol.
    Oh, João que "mero" artista!!!

    P.S. - Se fosse mesmo o JAP, o seu nome apareceria a azul e "linkado" ao seu perfil.

    ResponderEliminar
  8. Ó Joãozinho!

    Lá caiu o rapaz noutro engano!
    Então não é que se esqueceu da formação e rotação de vereadores do PSD?
    Ou será que era uma espécie de vereador?

    ResponderEliminar
  9. Vou deixar acumular este tipo de comentários e depois respondo numa abordagem geral, embora me custe fazê-lo a "analistas" sem rosto.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  10. O Sr Engenheiro João, fala muito bem, fala fala..

    ResponderEliminar
  11. Vai longe o Senhor Engenheiro João, muito longe, muito para além da freguesia de Cunha onde já foi candidato derrotado, esmagado até...preferiram um simples lavrador a um engenheiro de lavradores, aliás como ele, engº João, fez questão de bacocamente evidenciar.

    ResponderEliminar
  12. O JAP queixa-se de que? Não tem perfil, é um burro encartado com livros, um tirano com os outros, um lacaio do Junior. O Lavradas é que sabe, deu-lhe um valente descasca

    ResponderEliminar
  13. Este blog não merece leitores nem comentarios como os que estão acima.
    Os senhores mostram uma enorme falta de educação.

    SB (de Lx)

    ResponderEliminar
  14. Já agora Ponte d eLima é CDS e não independente.

    ResponderEliminar
  15. Tem toda a razão, caro anónimo. Independente foi em 2001. Em 2005 "voltou" a ser do CDS-PP. Obrigado pelo reparo. Vou corrigir.

    ResponderEliminar
  16. No melhor pano cai a nódoa, não EB? Fazer um reparo, a outro reparo fica mal a qualquer um! Enfim...

    ResponderEliminar
  17. Sim é de uma gravidade!!!´
    Não ligues Eduardo
    Assim como assim PS. CDS, PSD, PC é tudo igual.
    Grave é estar num partido, sair e depois voltar e ó larai ó larilolela!

    SB (de LX)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!