22 novembro 2007

Em pratos limpos

Alguém comprou? Alguém conseguiu comprar aquela colecção exclusiva? Falo da colecção única de seis pratos de porcelana, com motivos alusivos a Paredes de Coura, que uma empresa de Lisboa teve à venda recentemente, por um período limitado de tempo. Alguém comprou? A sério que queria comprar os seis pratos, mais não fosse para ter o prazer de comer um cozido à moda de Bico em cima da Câmara Municipal, ou um arroz das Vessadas sobre a imagem do edifício do Turismo!
Ai os pratos eram para enfeitar, não para utilizar?! Ahh!… Peço desculpa, não reparei. É que fiquei tão fascinado com os motivos representados em tão ilustre colecção que nem sequer vi para que serviam. Eram pratos, então pensei que fossem para comer. Ou para deitar ao lixo. Se calhar mais até para deitar no lixo…
Agora a sério, acredito que tenha havido muito gente a comprar a colecção de seis pratos em porcelana. Há gostos para tudo e, como costuma dizer-se, gostos não se discutem. Mas, desconhecendo quem teve a ideia e quais os critérios da escolha dos cenários, não posso deixar de criticar tal escolha.
É claro que tudo isto tem um objectivo comercial. Ninguém se lembrou de fazer estes pratos apenas com o intuito de homenagear o concelho e os courenses. Mas que dizer de uma iniciativa que, num concelho com 21 freguesias, cada qual com sua maravilha (basta ler o Notícias de Coura para as ficar a conhecer), foi buscar para “embelezar” os pratos seis imagens da vila, sede do concelho?
Não haveria cenários mais interessantes? Que dizer de uma ponte românica, de uma Cividade ou de uma igreja de S. Pedro de Rubiães? Não! Optaram os promotores desta colecção pela imagem da Igreja Matriz ou do chafariz junto à Misericórdia. Não retirando o devido valor a cada um, acho que não são suficientemente fortes para representar a beleza, ainda que arquitectónica, do concelho. Mas a cereja em cima do bolo surge no prato que ostenta um grande símbolo do concelho, da vila, da arquitectura courense até: a imagem do Tribunal de Paredes de Coura.
Será que, ao ouvirem dizer que estaria para fechar, os responsáveis pela colecção pensaram que seria um edifício marcante na história do concelho? Ou, com medo que ao fechar o deitassem abaixo, resolveram perpetuar a sua imagem na cristaleira de todos os courenses? Fiquei na dúvida e não comprei. E agora? Alguém tem para vender?

1 comentário:

  1. Infelizmente também não comprei, nem soube da venda dos tais pratos. Concordo, quando questiona a opção, discutível dos motivos decorativos, certamente motivados por razões comerciais.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!