31 janeiro 2008

Ir ao médico de helicóptero

Parece que, afinal, estão bem encaminhadas as alternativas propostas pelo ex-ministro da Saúde à Câmara de Paredes de Coura com vista ao encerramento do SAP do centro de saúde local no período nocturno. De tal modo que a autarquia está já a estudar a implantação em pleno centro da vila de um heliporto para receber a aeronave que, sediada em Braga, vai ser o nosso apoio de emergência.
Em declarações prestadas hoje à Rádio Geice, Pereira Júnior adianta que está já escolhido o local onde vai ser erguida tal infra-estrutura: precisamente num terreno ao lado do centro de saúde. Em termos de facilidade de acesso e centralidade o local, presumimos que naquele espaço ajardinado entre a sede dos Dadores e o Centro Cultural, não poderia ser melhor para a função a que se destina. De tal modo que, se as coisas forem planeadas desse modo, o doente poderá sair do centro de saúde e seguir em maca até ao helicóptero, à semelhança do que acontece no Centro Hospitalar de Viana do Castelo, por exemplo.
Não esquecer, contudo, que para aquela zona estava prevista (se bem que nunca concretizada) uma intervenção de fundo que a transformaria numa autêntica zona de lazer para courenses e não só. Um projecto que faria par com os equipamentos que a Câmara queria instalar no antigo largo da feira, após as obras de remodelação para ali programadas. A ser assim, o heliporto cairá naquele espaço como um intruso. No entanto, tendo em conta o objectivo daquele equipamento, a saúde de todos nós, é bem melhor ter um heliporto, do que uma zona verde, ali à mão de semear.
Por revolver, no caso das alternativas ao encerramento do SAP, continua a questão dos “médicos à chamada”, cenário que, já antes de firmado o protocolo com o Ministério da Saúde, se mostra ser difícil de conseguir. A ver vamos se a nova ocupante do Ministério consegue levar as negociações a melhor porto. Ou se volta atrás e mantém o SAP aberto.

8 comentários:

  1. Alternativa sem pés nem cabeça. O helicoptero é um meio usado nos hospitais de média/grande dimensão, para o transporte de casos de extrema gravidade para unidades dotadas de melhores meios. Suponho que a aeronave de Braga sirva (na prática) para isso mesmo. Claro que teoricamente pode estar ao serviço dos hospitais e centros de saúde da região, mas nunca passará, por questões práticas e óbvias, disso mesmo.

    ResponderEliminar
  2. A próxima medida seria um aeródromo para o caso da ONU ter que descarregar mantimentos, não fôssemos cair numa guerra...

    ResponderEliminar
  3. ... ou mesmo um aeroporto. Esperem lá, quem sabe ....

    ResponderEliminar
  4. Só os pacóvios que não sabem do acordo como o ministério da saúde é que podem gozar com isto do Heliporto, é para salvar vidas ó senhores!!! Que nunca precisem dele!

    ResponderEliminar
  5. Concluo que o anónimo anterior seja um desses pacóvios. Quem é que aqui disse que o helicoptero não era para salvar vidas? Não vai é certamente salvar as vidas de quem recorre a urgências de centros de saúde como o de Paredes de Coura. Volto a repetir que o os helicopteros em centros hospitalares (de média/grande dimensão), servem para transportar casos urgentes para unidades com mais meios.

    PS: só um pequeno apontamento para o anónimo anterior: o heliporto não salva a vida a ninguém (!!)

    ResponderEliminar
  6. Se alguém está à espera de utilizar o elicoptero numa urgência noturna pode esperar sentado

    ResponderEliminar
  7. ... de pé ou deitado. Ele não vem den qualquer maneira!

    (Aquela piada)

    ResponderEliminar
  8. levanta em Braga.........pousa em Paredes de Coura.........depois segue pra Viana ou Braga? E enquanto vai e bem ..........lá se vai o doente.......e de Noite numca vai funcionar?????????????
    Nao acredito nesta solucao.....desculpem lá o pessimismo...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!