09 fevereiro 2009

Cinco anos de promessas

O canil de Paredes de Coura, ou que irá servir Paredes de Coura, é notícia há quase cinco anos… Cinco anos em que muito se falou, nomeadamente da promessa da construção de um equipamento intermunicipal em Monção, para acolher os animais vadios daquele concelho e ainda de Paredes de Coura, Melgaço e Valença. Cinco anos onde foi também notícia a tomada de posição da Assembleia Municipal courense que, farta de assistir à proliferação de cães vadios no concelho, aprovou uma recomendação à Câmara Municipal no sentido desta construir, com urgência um canil provisório no concelho. Estávamos, então, em Dezembro de 2005…
Mas o tempo passou e a recomendação da Assembleia Municipal foi totalmente ignorada pela Câmara de Paredes de Coura, com a justificação de que, por apenas alguns meses, o canil provisório não se justificava. Os meses, contudo, transformaram-se em anos e o canil ficou pelo caminho. Aqui ao lado, em Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima, avançava-se no tempo e construíram-se equipamentos de raiz, de modo a proporcionar condições decentes aos animais acolhidos.
Agora, em Fevereiro de 2009, recordamos as sucessivas promessas da construção do canil intermunicipal, com inauguração marcada para 2006, e depois para 2007 e ainda 2008. Agora, em 2009, a notícia é que, finalmente, o canil intermunicipal de Monção está em execução. A data para a abertura ainda não é conhecida, mas não deve demorar cinco anos…

21 comentários:

  1. Ver animais na rua é algo bastante comum infelizmente em Paredes de Coura, há alguns que já são autênticos ícones, conhecidos por todos. Acho muito bem que se construa um canil, seja onde for, e só demonstra a incompetência dos nossos políticos ainda não existir um.

    Já para não falar em pessoas mente captas que envenenam os animais.


    conclusão: acho que os politicos não quiseram os canis com medo de ir lá parar!! he he he

    ResponderEliminar
  2. Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.

    Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.


    Mário Crespo in JN (nem sei como é que o pasquim JN publicou isto)

    ResponderEliminar
  3. E porque é que o lês ("o pasquim")? Ó iluminado das dúzias!....

    ResponderEliminar
  4. ò mudinho do smabielle,entao agora estás com tanta preocupacao com os animaizinhos?É que nuns posts atrás, se estás lembrado,tavas a gosar por causa dos lobos nao terem passagem para a Serra de Arga?????Nao achas que estás a ser burrinho????defendes uma coisa num sitio....e atacas no outro????
    Deves ser tipo J.C. do psd.

    ResponderEliminar
  5. Fica muito mais barato "alguem" mandar abater com veneno esses animais.Quem será que dá as ordens??????Câmara Municipal(quem)?Veterinário municipal????ou outro??
    Delegado de saúde????
    G.N:R.Duvido?????
    Onde se vende estrecnina????Nas farmácias da vila????Que eu saiba nao é fácil adquirir.
    Mas que os animais têm sido abatidos com veneno,isso todo a gente sabe...ou duvidam....
    Vamos ver se a ACODANIMAL faz alguma coisa????
    fico á espera de respostas...
    TINTOL

    ResponderEliminar
  6. oh anónimo... Eu gosto de animais, gosto muito mesmo, e tenho muito respeito por eles e pela natureza, mas não posso deixar que pequenas coisas interfiram na evolução e no desenvolvimento...
    Sou completamente contra o extremismo dos ambientalistas, claro que devemos de cuidar do ambiente, devemos de nos preocupar com os animais, mas não do modo extremo como eles querem!! ENTENDEU AGORA???

    posso sempre fazer um desenho ;)

    ResponderEliminar
  7. Ponto nr.1: A Acodanimal é treta na minha modesta opinião e antes que venham para aqui dizer que a brasileira é isto e aquilo aconselho-vos vivamente a analisarem se a coisa tem pessoas capazes de tomar iniciativa;

    Ponto nr.2: Como é que ninguém denuncia o facto a autoridades competentes (obviamente que não estamos a falar da GNR de Coura)?! Eu sei que qualquer um de nós tem essa obrigação mas é uma absoluta calamidade que a Câmara (como se diz à boca cheia) possa ser responsável por isto sem que ninguém faça nada;

    Ponto nr.3: Volto a insistir com o anónimo dos lobos. Se não quiser uma auto-estrada que o liga em menos de nada a viana, a braga e ao porto, pode sempre ir pelo caminho dos lobos. Mas vir para aqui fitar os comentários de x e de y é que é ser artola (ainda por cima do mudo pah, respeitem os deficientes faxabor!)

    Ponto nr.4: Eduardo é p'ó caixote?

    ResponderEliminar
  8. O assunto do Canil, foi levantado pelo grupo do PSD na AM, numa das primeiras sessões, o seu autor foi o Mario Cunha, a resposta do Sr Presidente, foi mesmo essa, não justifica gastar dinheiro em infraestrutura provisória, já lá vão mais 4 anos. Defendo a parceria com tudo o que pode servir as populações, poupando dinheiro aos contribuintes, mas há coisas que não podemos nem devemos delegar. Não vale a pena divagar, está em acta. Mas continuemos a fazer de conta, não só nas coisas grandes, mas também nas pequenas, aquelas que estão à nossa medida, que podemos ver com a nossa retina, ouvir com os nossos ouvidos, e tocar com a nossa mão, fazemos partes destas coisas que falamos, não falamos do que ouvimos dizer, nem do que lemos nos tais pasquins. Uma comunidade que não sabe tratar dos seus aimais, não o conseguirá fazer com o seu próximo. Não falo de cães e gatos, falo de animais, falo da obrigação da conservação das espécies, falo da obrigação da criação de condições para a sustentação da vida. Falo dos inergumes que abatem a sua raiva, sobre aqueles que não tem meios de defesa a não ser no seu reino. falo dos lobos que é necessário proteger, dos proprietários que é necessário indmnizar, falo dos animais, mortos à fome por imbecis, numa terra em que abundam os pastos. Falo dos anónimos, que com a capa da clandestinidade, discretamente deixam o seu lulu.. abandonado, quando já não lhes serve, esquecendo até quando o apresentava às visitas, como o filho mais novo, falo dos corajosos que atam a corda ao saco com as crias dos gatos e atiram ao rio, falo também daqueles, que no pleno direito do seu hobbi, esquecem as obrigações e abatem indiscriminadamente aves em vias de extinção, na sua passagem pela nossa terra. mas falo também dos que timidamente vão falando destas coisas, com medo de serem objecto de troça, pelos valentões das nossas urbes. Este assunto, vai ser abordado na próxima AM por mim, já fazia parte da minha agenda. Não defendo a construção de um Canil em Coura, defendo sim a criação de um espaço, onde possamos tratar condignamente os animais. Defendo a obrigatoriedade da utilização de chips, defendo forte penalização para os prevaricadores. Seriamente agradecia as vossas sugestões.

    ResponderEliminar
  9. oh brasileirinha anda ter comigo que eu txi mostro o deficiente ;) he he he

    ResponderEliminar
  10. Ò Vnâncio por que não se torna filantópico de animais, deixas a política e dedicas-te aos animaizienhos. E quem gosta mesmo deles não precisa de dizê-lo em público, nem precisa de dizer que vai votar faladura na assembleia. A Carranca concorda?

    ResponderEliminar
  11. Eh Pah oh Venâncio tocou-me cá dentro. Este senhor, apesar de ser o único que ainda dá cara e voz naquele mar de incertezas que é o PSD Courense não passa do mesmo limite. Lamechice não é ponto a seu favor. Acho hilariante aparecerem frequentemente por aqui sociais democratas (leia-se joão cunha e venâncio) a dizer que estavam mesmo a pensar pôr em prática a boa acção comentada no post atrás. Vejam lá não se enganem nas eleições correndo o risco de "repetir" alguma ideia do território vizinho.

    Oh mudo: cala-te!

    ResponderEliminar
  12. cá pra mim brasileira e mudinho é a mesma m.......

    ResponderEliminar
  13. Eduardo devias considerar a possibilidade de não teres comentarios no MPM.
    Não mereces 90% do que escrevem aqui.
    É a minha opinião, já sabes!

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  14. " Brasileira da docelândia disse...
    Ponto nr.1: A Acodanimal é treta na minha modesta opinião e antes que venham para aqui dizer que a brasileira é isto e aquilo aconselho-vos vivamente a analisarem se a coisa tem pessoas capazes de tomar iniciativa;"

    Ó brasileira quem és tu para pôr em causa o trabalho dos outros?por acsaso já fizeste alguma coisa melhor?Pelo menos eles estao a tentar fazer algo de positivo.Já te fizeste sócia?vá lá faz-te, só custa 5 Euros por ano.
    Lobito

    ResponderEliminar
  15. ó brasileira querida, eu já vi que tu menina(??) és daquelas que atira a pedra e esconde a mão. Então, a acodeanimais é treta? e as pessoas que lá estão envolvidas não são responsáveis? De confiança? Não têm capacidades? E tu querida? Quais são a stuas capacidades? NÃO, NÃO DIGAS...o Bastos não aceita pornografia. Pois fica a saber que basta que alguém tenha uma ideia para construir um projecto que é, sem dúvida, pertinente e relevante para JÁ merecer rasgados elogios..
    Tu és das tais..falas, falas, falas..
    Ah, já agora: tu deves ter um doutoramento em qq coisa: Não, Não Digas..porque todos os que comentam aqui são uns "imbecis"..

    Menos tu, claro. Não terás tu tirado um Doutoramento na mesma universidade que o Sócrates?

    Ai filha, como me cansas..

    zé brasileiro, português de braga

    ResponderEliminar
  16. E estamos a bater no ceguinho como sempre acontece nesta terra. Oh anónimo eu não sou contra a associação, até acho uma iniciativa fantástica e gostava de dar a minha ajuda como pudesse. Aquilo que eu disse foi que duvido da intervenção e veja lá agora se me vem dizer que não posso duvidar do que me apetecer.

    ResponderEliminar
  17. Ó brasileira da docelandia !!!!
    1°-nao te fica bem usar esse nome,pq sabes bem q existe uma(ou mais) Sra.q trabalha na Docelandia que é de nacionalidade Brasileira.Por isso estás a por o "nome"dessa Sra. em causa.Nao te custava nada usar outro.Parece um pouco de racismo e descriminacao racial.
    2°-Metes os pés pelas maos nos diversos assuntos é dás realmente uma imagem de quem tem talvez a 4°classe.
    3°-Dizes uma coisa num comentário para logo no seguinte dar o dito por nao dito!!!!
    4°-Aconselho-te vivamente a fazeres o teu próprio blog,cá estarei para fazer comentários,caso valha a pena.
    5°-Se queres ajudar a Acodanimal,já te disse faz-te sócia(5 euros) e participa nas reunioes.Talvez um dia ainda venhas a ser presidente dessa mesma associacao.

    lobacho da serra de araga

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 15:48 já estou a duvidar das suas capacidades, o que não é um bom sinal para começar, mas vamos lá ver se percebe uma coisa. Cite-me onde eu disse que era contra a associação sff. Não estou a duvidar da capacidade das pessoas, estou a duvidar da capacidade de acção (que são coisas distintas, tenho todo o prazer em explicar-lhe). É que não é com exposições que se vai lá. Aceito que não tenha capacidade de, por exemplo, colocar em funcionamento um canil ou um gatil em coura, mas podia por exemplo intervir junto da câmara, oferecer uma base de voluntariado para essa canil fazendo com que não fosse preciso investir em pessoal para trabalhar lá, associar-se a outras associações, canis e gatis do distrito, de forma a dar saída aos animais abandonados de coura, associar-se a um ou dois veterinarios courenses e definir algumas medidas mais básicas e urgentes para o cuidado desses animais (ex.castrações). Considere isto um contributo muito singelo da minha parte. Da sua é que não se vê peva. Mas que não seja pelos 5 euros.

    Quanto ao doutoramento na universidade do zezito, passo, obrigado. Quanto à pornografia até lhe explicava, mas a sua ultima frase "ai filha que me cansas" diz tudo! E já agora, faça o favor de respeitar a identidade do lobacho da serra por detrás do qual assina. Labreguice na sua expressão máxima.

    ResponderEliminar
  19. Ó brasileira olha q o :
    Lobito,Lobacho da Serra Arga e Tintol sao a mesma pessoa.

    Prazer;
    Lobito
    Lobacho Serra de Arga
    TINTOL

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, vim parar a este blog nem sei bem como.. A questão é a seguinte, desapareceu uma cadela o passado dia 29 de Março em Paredes de Coura.. Gostaria que me pudessem ajudar e alguma forma...se soubessem o contacto do canil (já procurei por todo lado e nao encontro..) ou entao entidades q eu possa contactar como os bombeiros (que tambem nao encontro contacto..) ficaria muito grata!

    p.s. Como nem eu nem o dono da cadela somos de Paredes de Coura, torna tudo mais complicado.. mas há esperança em reave-la!!

    Muito obrigada.
    Catarina Alves

    ResponderEliminar
  21. Associação AcodAnimais
    Tlm:937579900
    Email: acodanimais@sapo.pt
    http://acodanimais.hi5.com

    Bombeiros
    251780300

    Câmara Municipal
    251780100

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!