05 fevereiro 2009

O conclave

A cúpula socialista do Alto Minho vai reunir em Paredes de Coura na próxima segunda-feira. Objectivo: mostrar a Defensor Moura que Manuel Alegre só pode existir um e que todos os outros socialistas têm de seguir o líder. Está-se mesmo a ver que o actual presidente da Câmara de Viana do Castelo não vai ter o apoio do seu partido nas próximas autárquicas.
O resultado do referendo de há duas semanas foi a gota de água no copo já há muito cheio de Rui Solheiro, presidente da Câmara Municipal de Melgaço e, o que importa neste caso, da Federação Distrital do Partido Socialista. Conhecidas que são as “trocas de galhardetes” entre um e outro, os dois do mesmo partido mas separados por muito mais que as largas dezenas quilómetros que vão de Viana a Melgaço, não é de estranhar que Solheiro não tenha gostado da tomada de posição de Defensor Moura, ao enfrentar de peito feito a adesão à comunidade intermunicipal do Minho e Lima.
Pessoalmente, e como o afirmei aqui por várias ocasiões, continuo a achar que o afastamento de Viana do Castelo do resto dos nove concelhos do distrito não tinha razão de ser. O povo vianense assim não entendeu e referendou Defensor Moura, garantindo-lhe mais uma frente de batalha contra o seu “inimigo” de Melgaço. Mas, uma coisa é discordar, outra é achar que o autarca vianense teria de optar pela unidade a dez, apenas e só porque o seu partido assim o entendia, à semelhança, aliás do que tem acontecido no Parlamento, onde, em votações mais complicadas impera a disciplina partidária, num acto que castra o pensamento individual de cada deputado.
Com a vitória do Não no referendo, Defensor Moura conquistou o apoio dos colegas socialistas de Viana que quase o elegeram para novo mandato à frente da autarquia, mas poderá também ter ganho ordem de dispensa ao serviço, pois agora Rui Solheiro quer ser ele a escolher o candidato socialista à autarquia vianense. E Defensor Moura, que tem conquistado a autarquia nas últimas eleições, arrisca-se a ter de avançar como independente. Ou então, como também já se avançou, a ser exilado em Lisboa, integrando as listas de deputados a eleger por Viana nas próximas legislativas. Dois cenários que deverão estar em cima da mesa na reunião dos socialistas em Paredes de Coura onde o autarca de Melgaço tem maioria confirmada. Ou seja, a decisão há muito foi tomada, agora é só uma questão de a formalizar. Vamos ver o que sai dali!

19 comentários:

  1. Esqueceu-se de refefir que o "Não" ganhou com uma adesão de apenas 30% dos eleitores do concelho e que portanto o referendo não foi validado. Questiono-me seriamente se essas escassas pessoas saberiam o que estavam a fazer ou se estavam apenas a "ir na corrente" do seu presidente. Um senhor que dispensa verbas para investir no seu concelho e que ainda tenta dificultar a vida ao resto da comunidade não deve andar muito bem da cabecinha.

    ResponderEliminar
  2. Defensor Moura é um ladrao do povo vianense e alto-minhoto.
    Fora com ele do PS.

    ResponderEliminar
  3. Dessas mesmas ladroíces, que tu vês e consentes, hei-de fazer um espelho em que te vejas!...

    ResponderEliminar
  4. Pode ser, que devido ao tempo que vão demorar a chegar a coura, entendam que precisamos mesmo de melhores acessos!!

    ResponderEliminar
  5. posso bem olhar o espelho......
    sou lindaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  6. é interessante toda esta polémica , acerca da posição de Defensor Moura em não querer aderir à CIM. No entanto creio que nos estamos a esquecer, de outros, que de imediato manifestaram a intenção de aderir, quando noutros tempos foram acérrimos defensores da separação?. Terá sido só o dinheirinho, que os fez mudar de opinião?. Bom ,quanto à certeza, da não candidatura pelo PS, já todos sabiamos, bastava termos lido, em Outubro ultimo, o artigo do Presidente da AM de P de Coura, no NC, em que anunciava já esta situação, e porquê?. Será uma guerra de poleiros, à frente dos interesses das populações?. Sobre o facto da reunião dos Socialistas, ser em Coura, também não temos duvidas, é a contrapartida, pelo que fizeram ao nosso Presidente, desviando o Secretário de Estado para a Ponte da Barca!!!!uma ajudinha ao Vassalo!!será que o recente elogio do mesmo, a Pereira Junior, foi o beijo de Judas?!!!, outras se seguirão. E os prontos comentaristas, sobre a situação do PSD em Paredes de Coura?.

    ResponderEliminar
  7. Se foi o dinheiro que os fez mudar de opiniao,ainda bem que foi.
    Isso quer dizer que estavam enganados ao principio e depois mudaram de opiniao e viram que fazer parte do CIM trazia mais vantagens do que desvantagens.E nao vejo onde está o mal de mudar de opiniao,tb mudar de opiniao por vezes é um sinal de maturidade,ou nao vivêsse-mos nós em democracia.
    Quanto ao PSD em Paredes de Coura nao Há por onde lhe pegar.Talvez o SR.Venâncio esteja interessado em tomar conta do PSD e tentar mudar as coisas,mas já lhe digo que vai ter muito trabalho ,pois parece haver gente lá dentro que nao vai gostar.Logo se verá.Mas que precisa de SANGUE NOVO ,lá isso precisava.

    ResponderEliminar
  8. Ao que alguns dizem, sangue novo em todo lado até vinha a calhar! Ou este reinado já não chega?...

    ResponderEliminar
  9. Nunca vi nada assim. Bora lá recusar as verbas que advém da adesão à CIM e continuar a ser o concelho menos desenvolvido do distrito. Não devem nada à inteligência, lá isso...

    PSD courense? Palavras para quê! De tristezas anda o mundo cheio e o PSD não vai levar mais do que outra coça nas eleições com a gente que tem de momento à frente. Nada de novo portanto. Eduardo este é para o caixote do lixo?

    ResponderEliminar
  10. Não querendo parecer a Dra Manuela Ferreira Leite a desculpar-se, e muito menos, este ultimo, que diz gostar de malhar!!!!! e pagamos nós os impostos para isto!!!!!. Estranho, é o facto dos habituais e prontos comentaristas, que tem levado o tempo a tentar malhar nas divergências, do PSD Coura, ainda não tenham dito uma só palavra, sobre todos estes e outros embróglios, que se tem passado no interior do PS (Distrito de Viana do Castelo), ou será, que como diz o Sr Presidente da Junta de Freguesia de Coura, as coisas são tratadas de forma organizada??????.

    ResponderEliminar
  11. Eh Pah mas o que é que vocês querem que se diga sobre o PS Coura? Que a única pessoa que pode encabeçar uma lista de forma credível é o Pereira Júnior e que sem o homem adeus PS? Sim porque não nos vamos agora virar para a comédia e pôr algum esteves ou algum jofel à frente dos nossos destinos. O anónimo anterior anda numa preocupação enorme pela falta de comentários ao PS, porque não percebe que o PS de coura está a léguas de ser perfeito mas tem lá dentro uma pessoa capaz para presidente da câmara e mais uma ou duas que sabem qualquer coisa disto e que vão tendo capacidade para salvar a imagem do partido. É normal que as pessoas se "preocupem" mais com a situação do PSD que não tem nem uma coisa nem outra, ao fim e ao cabo não tem nada. Mais contente?

    ResponderEliminar
  12. Brasileira da docelândia disse...
    Já agora: estava a falar do Vitor e da Rosalina!... è só para esclarecer!

    ResponderEliminar
  13. Mas está tudo com tanto falatório politico, tudo fala contra o PSD, sabem o que me faz lembrar... nem digo, mas só mostra dor de cotovelo... deixem -nos entrar , não façam frentes sujas e duvidosas(com ameaças e chantagens não falando nas benesses e cestadas): Só depois de os deixarem entrar para gerir os destinos Courenses, apreciar o seu trabalho... depois sim , podem falar e criticar a conduta; assim por que razão criticam e destroem as pessoas; é mesmo maldade e cretinice -- e são todos os que andam muito com os padres... seprulcros caiados!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 11:22 arranje uma entidade que eu não lhe encomendei o sermão.

    Oh ultimo anónimo, pelo amor de Deus. Então vamos pôr no poder pessoas que não sabemos se têm capacidades (eu duvido muito mas isso já sao historias) e depois ver para que lado dá o vento?! É que se forem capazes muito bem, mas se não forem não pode simplesmente pregar um chuto no Décio (exemplo mais gritante) passado um mês. Olha agora presidência de câmara ser um teste para meninos, está bonito está. Para isso é que existe a história pessoal de um candidato, as suas ideias, a sua política, para que possamos decidir qual é a pessoa indicada para colocar à frente dos destinos da terrinha. Não é agora "bota" para lá o Décio e deixa ver o que acontece não acha?!

    ResponderEliminar
  15. Brasileira da docelândia disse... que a Brasileira da docelândia disse...

    Eu cá é que sou o a-n-a-l-i-s-t-a!
    Entenderam?!...

    ResponderEliminar
  16. Mudo do smabielle disse... que a Brasileira da docelândia disse:
    " Eu é sou o a-n-a-l-i-s-t-a! Está entendido??"

    ResponderEliminar
  17. Um desses comentarios atras prescrito até tá engraçado...
    então duvidam da capacidade de alguns courenses, possiveis candidatos a camara, nomeando o sr décio, mas suponhamos que era esse, faria muita diferença o seu trabalho do actual enlenco???? acham que as coisas estão a correr bem? tamos parados, tamos numa rotina constante; pelo menos o sr décio tem feito alguma coisa na sua vida privada; não passa a vida a levantar tarde... passar o tempo no café e pouco mais...deixem a vez a outros... e quem falou no decio... não há mais ninguém com ideias novas , frescas e jovens?

    ResponderEliminar
  18. Não baixes o nível Décio por favor, comentários destes são desnecessários.
    Começa por "nomeando o sr décio" e acaba "e quem falou no décio" , ou é sr Décio ou é apenas Décio, enfim...

    ResponderEliminar
  19. 30% são 27.000. Pouco? Sim. Mas não deixa de ser tanto como possívelmente a junção de Paredes de Coura, Melgaço e Ponte da Barca.

    Se sabiam no que votavam?

    Acredito que sim. E uma certeza tenho.

    Todos os que queriam "correr" com o Presidente da Câmara foram votar, o que acontece é que são poucos.

    Dispensar "verbas"!

    Só de alguém que não conheçe Viana do Castelo. Talvez fosse bom de explicar, porque será que em cada 10 milhões de € para o Distrito 7 ficam em Viana do Castelo ou então consulte os dados do INE.

    Só uma mera informação, o Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo são 92 milhões de € e já nos habituamos a ver que a execução é bastante alta.

    Sobre dinheiros poderiam-se dar vários exemplos como:

    - o Polis do Litoral (90 milhões)
    - a Cidade Náutica (40 milhões)

    Não me vou alargar mais, só lhes digo que vocês ainda não perceberam o que se passa em Viana do Castelo e que nada existe contra o Distrito bem pelo contrário.

    Hoje pela capacidade de liderança que tem, Viana do Castelo é a grande âncora para o Distrito. Infelizmente, é para aqui que muitos tem que correr à procura do emprego que outros não conseguem cativar.

    E não tenham dúvidas, se o actual Presidente o quiser, como Independente, fácilmente ganhará as eleições.

    O referendo é disso o melhor dos exemplos.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!