07 junho 2009

A Europa, cá pelo "burgo"

Afinal Pereira Júnior não acertou nas previsões feitas aquando do comício de Vital Moreira em Paredes de Coura. O presidente da Câmara courense lembrou, na altura, que sempre que, em campanha eleitoral, o PS distrital fazia o seu comício em Terras de Coura, os resultados nas urnas davam a vitória aos socialistas. Pois, mas se logo no dia seguinte houve quem contradisse isso, o acto eleitoral de hoje veio deitar por terras as expectativas de Pereira Júnior e do Partido Socialista.
O PSD ganhou em toda a linha, a nível nacional e a nível distrital. Aliás, no distrito a razia socialista foi tal que, comparando com 2004, os socialistas desceram mais de 17% por cento. De resto, no que respeita aos cinco principais partidos, todos, à excepção óbvia do PS, subiram a sua votação em relação às últimas europeias. O Bloco de Esquerda, aliás, consegue uma dupla “vitória” ao quase triplicar a sua prestação e ao ultrapassar a CDU. De referir, já agora, a boa prestação do MEP que, estreando nestas eleições, conseguiu ser a sexta força política mais votada, no país e no distrito.
Concelho a concelho, no distrito o PSD ganhou em todos os municípios. Ou seja, mesmos nos seis concelhos onde os socialistas tinham ganho em 2004, agora a vitória sorriu aos social-democratas. Incluindo em Melgaço, onde nem a influência do líder da distrital socialista, o presidente da autarquia, valeu ao PS, que caiu 15% em relação a 2004. Tal como em Vila Nova de Cerveira, onde também perdeu com menos 15% que nas últimas europeias. Ou ainda em Paredes de Coura, onde a diferença para 2004 foi ainda maior, rondando os 19%.
A derrota do PS nem sequer pode ter justificação na elevada abstenção, que rondou os 67%. È que, apesar da subida da abstenção, houve mais gente a votar este ano em comparação com as últimas europeias. Uma contradição que se fica a dever ao novo processo de recenseamento eleitoral automático. Será a derrota de hoje um sinal para as legislativas? Sem dúvida! Mas convém não esquecer que, a nível nacional, o resultado do PSD, apesar de vitorioso, também não foi famoso.

13 comentários:

  1. o facto mais relevante nas votações, foi a derrota do PS, não por perder, mas pela diferença das previsões das sondagens. era esperada a votação nos partidos da esquerda, beneficiam normalmente com o voto do descontentamento, neste tipo de eleições, que para a maioria dos eleitores pouco diz. A responsabilidade continua a ser dos partidos do poder. Foi interessante verificar no Altis, quem estava ao lado do candidato e do primeiro ministro, e vai também ser interessante, os barões do PSD começarem a aparecer publicamente à volta da cozinha, é assim a vida dos que fazem da politica um tranpolim ...pobres de nós que continuamos,,, a bater palmas, em vez de lhes exigir o cumprimento das promessas, por cá também existem.....

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um mau resultado a nível distrital e concelhio!!!!!!!
    Uma grande abstencao tb nao ajuda!!!!mas sao as Europeias e os eleitores têm mais q fazer......mas é um mau presságio....os eleitores estao a castigar o governo....
    Esperemos pelas autárquicas......

    ResponderEliminar
  3. Amigos, os votos que os portugueses não quiseram dar ao PS não foram para o PSD, foram para o BE e a CDU. Peguem nas calculadoras. Esses mesmo eleitores saberão que pode não ser inteligente dar a vitória a ferreira leite e se assim o acharem darão o seu voto novamento ao PS, porque dispersá-lo dá no resultado que deu ontem. A nível concelhio a cantiga é outra. São escolhas muito peculiares, dependem essencialmente das pessoas. Não votarei em partidos votarei em pessoas (sr Venâncio não se engane, isto nada tem a ver consigo).

    ResponderEliminar
  4. Estranho !!!!!!!!o venancio contra o PSD??????Baroes???na cozinha????
    muito estranho mesmo.......
    Ou será q o PSD de Paredes de Coura lhe bateu com a porta????

    ResponderEliminar
  5. Claro que não Sr(a), das 13:45, aliás nem lhe passe pela cabeça, que eu pensaria isso, basta estar atento aos seus habituais comentários, para confirmar que qualquer semelhança entre aquilo que tem a pretensão de defender, e aquilo que eu defendo, vai uma abismal distância. E já agora quero que saibam, que a minha ausência, tem-se prendido com o trabalho que tenho feito na constituição da minha lista, faltam-me algumas assinaturas, sabem o meu email, contactem, e já agora uma ajudinha, não custa nada, eu até vou a casa!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. ai sim ,vai a casa ..entao passe pela minha.....pra eu o correr de lá pra fora.
    Entao talvez consiga uma listinha!!!!mas ainda faltam umas assinaturas....quanto paga pela minha????Vai ser de matar a rir com os resultados se conseguir lá chegar....eu bem dizia que o PSD e talvez o Zé Augusto lhe deram com os pés.....pois quem vai querer essa inteligência no Partido???só mesmo do Décio que nao tinha mais nimguem.....

    ResponderEliminar
  7. O homenzinho é candidato,o homenzinho é candidato.....precisam-se de umas assinaturas por favor...assinem assinem que ele passa lá por casa ....nao é todos os dias que nos passa um candidato lá por casa....aproveitem...aproveitem que é de graca...talvez tenham ainda direito a brinde....

    ResponderEliminar
  8. ò venancio nao arranjas lá um lugarzito pra mim na tua lista...ó pá dou-te a minha assinatura,mas depois se ganhares quero um tachito...tá

    ResponderEliminar
  9. Venâncio passe cá por casa que tem a minha assinatura. Não votarei em si mas isso não quer dizer que não sou pela diversidade. Acho muito bem que se meta nos seus assuntos e não perca o seu rico tempinho aqui a deambular pelo blog do Bastos. Só um apontamento, eu não tenho pretensões de defender nada nem ninguém. Defendo-me a mim, chega e sobra. Lobo, ponha-se na fila, o Bastos está primeiro.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, Sr(a) Brasileira, já aqui, defendi uma vez, que pelos comentários, me pareceu alguém, com um conhecimento e postura acima da média, ou pelo menos com uma integridade diferente, espero não ter ofendido, e desejo contar, pelo menos com a sua assinatura. Em resposta ao seu comentário, muito me agraderia poder contar com o Sr Eduardo Bastos na minha lista. um abraço.

    ResponderEliminar
  11. De maneira alguma sr Venâncio. O que acontece frequentemente nesta terra é que as pessoas não sabem manter uma discussão de troca de argumentos e pensam que toda a gente que não lhes está a dar palmadinhas amigáveis nas costas está contra eles. Quanto à sua lista, se me permite uma sugestão, paute-se pela inovação. A melhor maneira de ter sucesso em relação aos adversários é olhar para as falhas dos outros e ter tudo o que lhes falta a eles. O sr Bastos é muita parra e pouca uva. Repare que o homem mete o nome dele em tudo quanto é sítio mas fica por aí. Dá a entender que é seu objectivo contemplar o seu rico nome em todo o lado, deve-lhe encher o ego e a presunção. Mas está na fila para o tacho há muito tempo e é de se lhe louvar o feito. Suponho que isto seja censurado.

    ResponderEliminar
  12. Ó Bastos por favor nao te metas nisso deconcorrrer por alguma lista!!!!!!Continua como até agora,só a levantar temas para discussao.....quanto às assinaturas para o Venancio tb teria todo o gosto em lhe dar a minha,pois tb sou pela diversidade de candidaturas e gostava de ver o homem ir a votos.....mas quero continuar a ser um anónimo..
    quanto aos tachos...ó bastos tu tens emprego e eu nao,deixa-me lá ir em 1°......

    ResponderEliminar
  13. Atencao que só aceito tachos acima dos 2000€ mensais....abaixo disso nao consigo viver...é q levo uma vida boa........

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!