04 junho 2009

A Europa, lá tão longe

Se dúvidas existissem de que a população portuguesa está alheada de tudo o que gira em torno das eleições europeias do próximo domingo, o comício de ontem do PS por Terras de Coura é disso exemplo. Um Centro Cultural com pouca gente de pé e alguns lugares sentados ainda vazios, foi o fraco cenário que acolheu a única passagem de um candidato europeu pelo concelho. Ainda assim, rezam as crónicas de quem tem acompanhado o dia-a-dia da campanha eleitoral, o comício de ontem em Paredes de Coura conseguiu reunir mais gente que o da véspera, realizado em Setúbal. Fraco sinal da adesão popular às questões europeias, à política de uma forma geral.
Todos os dias as sondagens nos dão a conhecer as percentagens estimadas para cada candidato e, acima de tudo, mostram-nos a grande percentagem de portugueses que simplesmente não vai votar. E não vai votar não porque não possa, ou porque entenda que o facto de não ir votar poderá mostrar o seu descontentamento face a alguma coisa. Simplesmente não vai votar porque, como costuma dizer uma amiga minha, “está nem aí” e acha que a sua representação na Europa não é assunto que lhe mereça perder mais do que os poucos segundos que demora a pegar no comando da televisão para mudar de canal quando o noticiário começa a dar as últimas da campanha. Também os candidatos têm sentido esse alheamento e daí o apelo que Vital Moreira e os outros que subiram ontem ao palco do Centro Cultural fizeram ao voto no domingo, como forma de luta contra a abstenção.
Vital Moreira, aliás, deve ter-se apercebido do desinteresse com que eram recebidas as suas palavras sobre a Europa, com os lugares vazios a aumentarem à medida que o discurso avançava e a “festa” a só ficar segura pelos jovens socialistas que a caravana trouxe até Paredes de Coura. O “povo” ali reunido vibrou mais com a intervenção de Rui Solheiro, que trouxe à ribalta os investimentos que o Governo, através dos recursos europeus, fez e vai fazer no Alto Minho, com o TGV à cabeça. Ou com Pereira Júnior que, em jeito de prenúncio, lembrou a particularidade de, sempre que nas campanha eleitorais passadas o comício distrital do PS foi feito em Paredes de Coura, os resultados nas urnas deram a vitória aos socialistas.
As outras questões, mais políticas, mas tecnicistas, ficam para outra oportunidade. Com sorte para as legislativas, se não for mais tarde.

16 comentários:

  1. Uma multidão, a que costuma vir sempre. Escovas, hipócritas, lambe botas e invejosos. O PS de Coura foi sempre um partido atento. Não estou em Coura mas acompanho as noticias da minha terra com interesse. O PS de Paredes de Coura tem de mudar, o Pereirá deve ir outra vez não está na hora e mudar edeologias e pensamentos e meter gente nova ao barulho. O PSD já o fez, ninguém sabe os resultados, mas avançaram.

    ResponderEliminar
  2. Valha-nos Deus...
    O Rei vai nú...
    Como é que o senhor Vital consegui chegar a Coura com as estradas de porcaria que temos?
    E a hipocrisia do poder local, todo "inchado" a assobiar para o lado?
    Tenham vergonha...

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Vital Moreira faz parte de um partido que, disse, que o tratado de Lisboa ia ser referendado. Mas não foi.
    Os senhores da Europa não querem saber da opinião dos eleitores europeus. Ou não há referendos ou quando os há, como no caso da Irlanda, não conta por que o que a maioria votou, não conta, por que não ganhou o SIM. E isso não pode ser. O referendo terá de ser repetido até o SIM ganhar.
    Na Europa como em Portugal os politicos estão de costas voltadas para os seu eleitores.
    Nesta campanha eleitoral, para a Europa, não se ouviu uma ideia, uma proposta. De nenhum partido.
    Bom... tirando a do Sr. Vital Moreira, a do imposto Euporeu.
    Esta campanha não foi nada mais do que uma rampa para as eleições legislativas. Por isso não se admirem do alheamento das pessoas.
    A D. Elisa Ferreira está na lista ao parlamento Europeu mas vai concorrer para a Câmara do Porto...
    O nosso presidente da republica apelou a que o povo seja mais ambicioso nos politicos que escolhe.
    Em quem então?
    Temos o que merecemos?
    Talvez...

    Domingo vamos lá votar.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  4. As pessoas estão alheadas da política europeia e dos políticos que escolhem para representar o país na europa porque nenhum desses políticos vale um cêntimo. São os próprios que não colocam em debate as questões da europa, são os próprios que não dão a conhecer o trabalho que pretendem fazer ou a linha que pretendem seguir. Esta campanha teve tudo menos discussão sobre questões da europa, portanto nada mais natural que o facto de ninguém se interessar por quem vai para lá. É uma consequência natural.

    ResponderEliminar
  5. ufa....parece que temos novos comentadores!!!!!!!!!
    quanto ao comentário do Sr.António,peco desculpa mas nao entendi lá muito bem o q quer??????
    ao comentário do Sr.Parabolas,vê-se logo q nao vê bem,podem ser más as estradas mas se quiser cá chegar ainda consegue......
    quanto ao SB(de LX)tem alguma razao,pois é verdade que os politicos estao de costas voltadas para os eleitores(estao zangados).
    Bem vindos a este Blog

    ResponderEliminar
  6. benvindos à discussão de ideias, e á manisfestação de pontos de vista diferentes. da discussão nasce a luz. quer estejamos dentro ou fora do concelho, temos o direito e devemos manifestar a nossa opinião, existem uns senhores, a que eu chamo "caciques", que se alvoram donos e senhores da verdade e do direito de poderem falar em nome dos Courenses, só pelo facto de dai nunca terem saido. conhecem palmo a palmo o território, e passo a passo a vida particular de cada um. não conhecem outra realidade e tudo lhes parece como a sombra. Já Socrates (não o José) explicava isto, na alegoria da caverna. Ainda não entenderam, de que os tempos mudaram. Para que compreendam melhor vou falar de uma pequena passagem acontecida no tempo de euforia do PREC. Faz este Verão 35 anos, que na escola primária de Vascões, alguns elementos do MFA, de cabelo com um palmo abaixo da boina, diziam ao povo que enchia por completo a escola primária, de que se necessitava nas aldeias, "de agua canalizada, luz, sanemaneto, acessos e assistência social, 34 anos depois, ainda vejo na comunicação social local, presidentes com mais de 20 anos à frente da autarquia, a reinvindicar os mesmos objectivos. A resposta de um jovem de 17 anos na altura, que mereceu o aplauso da assembleia, foi de que isso já nós sabiamos, gostariamos é que nos disessem como o deviamos fazer.

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está uma boa oportunidade do Venancio mostrar o q vale.....candidate-se a presidente da junta (terá concerteza melhores resultados do q candidato a presidente da Câmara)e toca a trabalhar pela sua freguesia(nao sei qual é,deduzi q seria Vascoes).
    E mostre-nos entao como se devia fazer....já q anda na politica desde os 17 anos(deducao minha tb )

    ResponderEliminar
  8. AHHHHHHHHH JÁ ME LEMBRO QUANDO FOI ISSO!!!!!!!!"""de agua canalizada, luz, sanemaneto, acessos e assistência social"""

    Foi quando "Portugal até no tempo de Salazar desenvolveu"

    ResponderEliminar
  9. ""sanemaneto"""
    Para quem nao sabe,é o novo sistema de esgotos instalado em Vascoes,os quais fazem retornar a nossa casa as águas "sujas",mas já despoluídas pelo sistema..ou seja,temos um sistema que quase nao tem desperdicios....este invento é de um Sr. que gostava de ser PRESIDENTE DA CÂMARA....

    ResponderEliminar
  10. Sr Lobo, continuarei a não responder aos seus comentários, a não ser nas circunstâncias que já referi anteriormente, mas da minha parte está desculpado. Porque acabei de ter a prova efectiva de que não me conhece, portanto tudo o que possa dizer, continuarei a classificar, com aquela palavra que o sr muito bem corrigiu. Deixo-lhe é uma sugestão, é abusivo utilizar o nome de um animal tão nobre, e com uma personalidade tão vincada. creio que encontra na natureza, outros com que melhor se identifique.

    ResponderEliminar
  11. Caro Lobo, erros ortográficos são coisa que acontece com frequência. Não são desejáveis, mas também não deverão ser motivo de cachota. A história do "sanemaneto" era escusada...

    ResponderEliminar
  12. Caro Bastos sei muito bem que erros acontecem com frequência!!!mas tb se pode brincar um bocadinho,ou nao?
    que me desculpe o visado pela brincadeira,mas foi mesmo só brincadeira ,já que o blog anda um pouco triste!!!!

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao comentário do Sr. Venancio,desde já lhe digo q ao contrário do Sr.(Q prometeu nao comentar) ,vou continuar a responder e a criticar os seus comentários se for caso disso.
    Quanto ao nome abusivo que uso é problema meu e da minha alcateia....e concerteza que me identifico com outros animais na natureza...principalmente com pequenas presas que fazem parte da minha alimentacao......

    ResponderEliminar
  14. e já agora Sr. Bastos hoje fiquei a conhecer uma nova palavra(sério q era desconhecida para mim)
    CACHOTA---soa bem

    ResponderEliminar
  15. ahh ok parece tb ser um erro ortográfico...talvez quisesse dizer "chacota".....

    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. E já que se julga tao inteligente SR.Venancio Fernandes ao Dizer isto:
    "Já Socrates (não o José) explicava isto, na alegoria da caverna. ""

    Desde já lhe digo que a "Alegoria da Caverna" nao é de Sócrates mas sim de Platao.Sócrates é só uma das personagens desta obra.

    """"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    (Redirecionado de Alegoria da caverna)
    Ir para: navegação, pesquisa

    O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna, é uma parábola escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade."""""

    Liberte-se dessa escuridao Sr.Venancio Fernandes

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!