12 junho 2009

Valença já é cidade! E agora?

Como se previa, a proposta do CDS-PP de elevar Valença à categoria de cidade foi hoje aprovada na Assembleia da República, num lote que englobou mais algumas vilas candidatas à subida de categoria e um grupo ainda maior de localidades que ansiavam ser vilas.
A minha opinião já tinha sido expressa aqui e, por isso, hoje, não há muito mais a acrescentar. Mas há que registar que alguns não perderam tempo a actualizar a informação (ou se calhar já chamavam, erradamente, cidade à vila fronteiriça). Outros não perderam tempo a festejar, com comida e música à disposição dos munícipes e muitos desejos que o tempo se encarregará de transformar em realidade... ou talvez não.
Tempo ainda para lembrar o descontentamento que parece ter estado na origem da proposta do CDS-PP. Com tantas certezas, não sei porque é que todas as outras vilas de Portugal não pedem de imediato a elevação a cidade.

3 comentários:

  1. LOBO disse...
    Acho que a questao em Ponte de Lima já tinha sido discutida e a proposta foi recusada pela assembleia Municipal.Quanto a Valenca do Minho,nao vejo quais os beneficios que tráz ser uma cidade???É que ser uma cidade tb acarreta alguns encargos financeiros......
    Mas eles lá sabem o que é melhor pra eles.......

    07 Maio, 2009 16:37

    ResponderEliminar
  2. 19 Junho 2009


    Início | Multimédia | Blogues | Viva+ | Opinião | Domingo | Dossiês | Cidadão Repórter | Serviços
    Director
    José Leite Pereira

    Director Adjunto
    Alfredo Leite

    Subdirector
    Paulo Ferreira ver capas da
    edição impressa


    Login/Registo PDA | RSS


    Últimas Nacional Sociedade Polícia Economia País Mundo Desporto Cultura Gente Tecnologia Média






    País > Viana do Castelo > Valença


    "Falta-nos tanta coisa. Nem um cinema temos"
    2009-06-13
    ANA PEIXOTO FERNANDES
    Elevação celebrou-se com festa popular no jardim público com a presença das colectividades concelhias.

    Valença foi vila durante oito séculos e viveu neste 12 de Junho de 2009 o seu primeiro dia com a categoria de cidade. A viragem de página na história do município aconteceu, ontem, com a aprovação, por unanimidade, na Assembleia da República (AR) de uma proposta do grupo parlamentar do CDS. As primeiras horas como cidade, a agora extinta vila de Valença viveu-a sem grande alarido, mas expectante em relação ao futuro.

    "Não sei o que pensar, só vendo. Precisamos de mais coisas para oferecer ao turista, não temos quase nada. Falta muita coisa e passar assim uma vila a cidade de repente, não sei, nós nem um cinema temos…", declarou, ao JN, Helena Sousa, uma comerciante de pronto-a-vestir, com loja no interior da Fortaleza da nova cidade, sublinhando: "Sinceramente, não sei quais são os benefícios que isto nos vai trazer".

    "É muito bom porque vamos continuar a ter as Urgências, vamos ter policiamento, que neste momento não temos de noite, e é para aí uma 'panderelhice'. Vamos ter mais indústria e tanta coisa". Era assim que Venâncio Luís, de 57 anos, comerciante, encarava ontem a viragem histórica do município. "Acredito que vai haver mais dinheiro e vamos ter mais condições, se não for assim, voltamos a ser vila. Passamos de cavalo para burro", reforçou o homem. Satisfeito com o passo ontem dado por Valença, estava o autarca local, José Luís Serra. Como implicação directa e imediata terá "o poder concorrer a alguns programas de fundos estruturais para cidades". "Em segundo lugar e que me parece mais importante, embora não tão imediato, será o facto de se tornar preponderante a atractividade de investimento privado e público", acrescentou o edil.

    Em êxtase encontrava-se ontem o ex-deputado do CDS, Fernando Moreno, que, em 2005, tinha erguido a bandeira da elevação da vila de Valença a cidade, primeiro como lema de uma candidatura à Câmara local que não chegou a concretizar.

    ResponderEliminar
  3. Bem, em primeiro quero apenas dizer que não concordo de maneira nenhuma que Valença tenha passado a cidade.
    Pois, e agora vou dizer o porquê, o que uma cidade tem a nivel de serviços, evolução, urbanismo, nada disso podemos elogiar em Valença!
    Sou de Valença mas não habito diariamente na minha terra!
    Valença cresceu muito sim senhor a nível de altura, um crescimento "feio" maior parte das lojas estão vazias, muitos predios a necessitar de ser requalificação, não há um cinema, um centro comercial, enfim não há muita coisa e muita coisa está mal!
    NA minha opinião deveriam de ter apostado em ser uma BOA VILA em vez de uma cidade sem nenhuma mais valia!
    Olhem um exemplo de uma vila MAGNIFICA PONTE DE LIMA, e não quer passar a cidade, pois mais vale uma vila Magnifica do que uma cidade rasca!
    Cumprimentos, e desculpem se feri susceptibilidades!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!