16 junho 2009

A Saúde cada vez mais longe

Numa altura em que continua a pairar sobre a população courense a sombra da remodelação do serviço de urgências no distrito, que pode levar ao encerramento do SAP de Paredes de Coura no período nocturno, eis que surge mais uma machadada no apoio médico aos cidadãos, com a saída dos médicos de Medicina Interna do Hospital de Ponte de Lima, para onde são encaminhados os casos de Paredes de Coura.
Esta situação, de que tomei conhecimento através do João Carlos Gonçalves, já começou a vigorar ontem e retirou daquela unidade de saúde o apoio dos profissionais de Medicina Interna, o que leva a que situações que, até então, poderiam ficar por Ponte de Lima, sejam agora obrigatoriamente transferidas para Viana do Castelo. Isto numa altura em que, ao abrigo da tal reforma da rede de urgências do distrito, estão a ser feitas obras de remodelação daquele serviço, orçadas em cerca de um milhão de euros, precisamente com o objectivo de prestar melhor serviço aos utentes.
Esta alteração está já a ser contestada na Internet, com recurso a uma petição que todos podem assinar, no sentido de repor a situação anterior. Na altura em que escrevo conta apenas com 181 assinaturas, num universo que ronda os 100 mil utentes dos serviços daquela unidade de saúde. Faltam, por isso, muitas assinaturas para defender um melhor serviço de Saúde para todos.

3 comentários:

  1. Já nos vamos habituando a perder quase tudo.........ora se perder-mos o servico de urgência em Coura.....vamos ter q mostrar a quem de direito o nosso descontentamento.....Depois vos digo como.....

    ResponderEliminar
  2. Parece q os comentadores habituais
    andam muito ocupados com a campanha e recolha de assinaturas....
    Desapareceu o Zé Augusto...parece que aceitou os conselhos de nao andar por aqui...
    O Venancio já se sabe q nao tem tempo ...pois anda atráz das assinaturas!!!!!!!
    A brasileirinha tb anda muito ocupada,,,,coitada tem tanto trabalho!!!!!!!
    etc....
    só eu tenho todo o tempo do mundo...sao sortes!!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois é Lobo, de facto nem toda a gente tem a sua vida, feliz ou infelizmente. Para mim é infelizmente porque não me importava nada de estar o dia todo de papo para o ar a fazer nada a não ser comentar o blog do Bastos.

    Sobre o assunto em questão, obviamente que é uma grande perda o serviço de medicina interna no hospital de ponte de lima, ainda para mais sendo um dos serviços que lida mais directamente com os casos frequentes na população maioritariamente idosa dos concelhos desta região, mas pelo que li parece-me que o serviço está a ser reestruturado portanto não acho que o seu fim esteja à partida ditado. O hospital de Ponte de Lima é a segunda maior unidade de saúde do distrito, não se esqueçam. Quanto ao SAP de Paredes de Coura, não tem nada a ver uma coisa com a outra, deixem-se lá de ser fatalistas e de tirar conclusões sobre o que não sabem (não estou a dizer que o SAP não vai fechar e que é tudo bonito e cor-de-rosa).

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!