19 junho 2009

Vão dizer isso ao Governo...

De acordo com dados de um estudo levado a cabo pela Marktest, quase metade dos portugueses lê jornais locais e regionais. Nada que surpreenda, tendo em conta o alheamento quase constante a que os jornais nacionais votam as zonas mais afastadas dos grandes centros de decisão de Lisboa e Porto. Nada que admire quem conhece bem a realidade da imprensa local, que em algumas cidades, casos de Aveiro, Braga e Coimbra, consegue pôr na rua, diariamente, jornais que obtêm tantos ou mais leitores que os jornais nacionais.
Mas, afastando esses casos de jornais dários de sucesso, o panorama da imprensa local e regional é feito de uma enorme manta de retalhos de semanários, quinzenários, mensários e afins. Em abono da verdade convém referir que muitos deles não valem o papel que gastam, mas restam os outros, os que têm valor e em que vale a pena apostar. Deles se parece ter esquecido o Governo, contudo, quando resolveu mexer nas regras do porte pago, agora com o pomposo nome de incentivo à leitura da imprensa regional.
Esqueceu-se, também, da grande comunidade emigrante que Portugal tem, um pouco por todo o mundo, e que têm nestes títulos locais e regionais, em cada edição, um encontro com a sua terra, com as suas origens. Como disse Pedro Coelho, jornalista da SIC, na sua recente passagem por Paredes de Coura, "quem desvaloriza o jornalismo regional é porque não entende". E a melhor forma de fazer entender esta realidade a quem de direito, é continuar a ler.

8 comentários:

  1. leio o q há em Coura a nível de jornais regionais,mas o
    "O Coura "ultimamente parece ter ficado muito fraquinho......ouvi dizer que perdeu muitos clientes(leitores que pagavam)...tb com aquele director!!!!!!!!como há-de ir para a frente????
    Quanto ao Jornal de Coura,do qual o Sr.Tinoco é director foi uma lufada de ar fresco,embora o acusem de estar colado ao PS de Coura!!!!!
    quanto aos portes pagos,realmente os Srs. de Lisboa nao conhecem a realidade.......

    ResponderEliminar
  2. Já que o senhor diga o que quer acerca de quem quer que seja...tudo bem...mas para quê atacar directamente as pessoas?
    Que mal lhe pode fazer uma pessoa de 70 ou 80 e tal anos...não sei bem...
    Concordo consigo que o "Noticias de Coura" foi uma lufada de ar fresco...para o poder instituído...
    agora não tem só o "pasquim" do contra tem também o do "beija mão"..
    Não seja tão "sincero" senão toda a gente vai ficar a pensar que o senhor é um habitual frequentador do "Pi"..
    Já agora um reparo o Carlos Alberto não é uma imitação do Lidinho, mas sim sobrinho...
    Bem haja senhor "Lobo"

    ResponderEliminar
  3. ""Que mal lhe pode fazer uma pessoa de 70 ou 80 e tal anos...não sei bem..."""

    O emitacao de lidinho,a mim nao me faz mal concerteza esse Sr. de 70 ou 80 anos ou 100....mas se ouvisses algumas Histórias de antigamente sobre esse Sr. !!!!ias ficar espantado...mas deves ser muito novo para teres ouvido essas Histórias::....além disso,se tivesses com atencao verias q esse Sr. continua a atacar a seu belo prazer muita gente,nao só o poder instituído....
    Quanto à minha frequência no café do Pi...é nula.
    Prefiro passar o tempo naqueles cafés e bares q fecham a altas horas e os quais esse mesmo Sr. a q te referes em tempos atacou!!!!
    E já agora,nao é esse Sr. q tu defendes,que está sempre a defender que os lugares que determinadas pessoas ocupam deviam ser renovados mais vezes?????olha entao para os anos que esse Sr. é director do Jornal "o Coura"....tb precisava de uma lufada de ar fresco esse jornaleco.......

    ResponderEliminar
  4. Entao imitacao de Lidinho já percebeste que as palavras escritas ou faladas podem fazer "MAL" a muita gente??????
    É q a escrita é uma arma.......

    ResponderEliminar
  5. A propósito disto de jornais e de coisas regionais, permita-me o senhor bastos, e aproveito para divulgar o blog da brasileira, cujo link se encontra numa rápida consulta ao perfil da brasileira. Fosse eu a mandar e ai o que isto era!!!

    ResponderEliminar
  6. Apesar do meu pouco tempo para estas tricas!!! não resisto de vez em quando a intervir.....o ser humano é um poço de contradições...a mudança é factor de desenvolvimento, e a mesma deve ser incentivada. Sou um critico da falta de isenção, da linha editorial de "O Coura", falta de isenção e muitas vezes falta de verdade, mas convenhamos, sem margens para dúvida, de que o "Noticias de Coura", tem priveligiado uma colagem ao poder instituido, não tem exercido sentido critico e a reflexão , necessária num orgão que pretende ser pluralista e isento. Esta constatação, não permite a ninguém, ignorar o papel que o "Coura" já desempenhou durante muitos anos, independentemente da forma e do estilo com que o fez. Faz falta para o equilibrio, pelo menos até que apareça outro que ocupe o seu espaço. Da minha parte acredito que os seus colaboradores, serão capazes de dar a volta por cima. Aqui se viu, quem defende o quê...os isentos, os defensores da liberdade de expressão e de opinião, e a forma como reagem quando as coisas não lhes agradam.

    ResponderEliminar
  7. Venancio....Venancio...olhe que os jornais sao uma boa ajuda pra a sua candidatura.....

    Nao vi aqui nimguem por em causa o papel q desempenhoou o jornal "o coura" a nao ser VC próprio!!!!!
    O sr° é que diz:
    "Sou um critico da falta de isenção, da linha editorial de "O Coura", falta de isenção e muitas vezes falta de verdade,....."

    É isso mesmo Venancio.....falta de verdade!!!!!

    ResponderEliminar
  8. ""Fosse eu a mandar e ai o que isto era!!!""
    Ó brasileirinha és capaz de nos elucidar o que queres dizer com isto????Já agora gostava de saber como ia ser!!!!!!
    Parabens pelo blog de vc(brasileiro)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!