30 outubro 2007

Boas novas... e más notícias

Temos estudo… outra vez
Quase dois anos volvidos desde que foi encontrada a empresa vencedora, eis que, finalmente, é adjudicada a execução do estudo que vai definir o traçado da futura ligação de Paredes de Coura à A3 e a Vila Nova de Cerveira. Prazo para execução do estudo: mais de um ano. Prazo para o estudo ser aprovado: uma incógnita. Prazo para começar a construir: há quem diga que será nesta legislatura. Eu não sou tão optimista…
O que importa aqui é realçar a atitude da Câmara de Paredes de Coura, que se colocou à disposição da empresa vencedora para prestar a assessoria necessária no terreno, já que tem obrigação de conhecer melhor que os técnicos que cá vêm pela primeira vez. Registe-se o forte interesse da autarquia em avançar com este dossier que se arrasta há anos, por um lado, e a tentativa de evitar um chumbo como o de 1998, por outro lado. A ver vamos se o traçado sai ou não.


Sem fios e sem euros
O Território com Alma traz a informação. A newsletter da Vale do Minho comprova-o, já estão no terreno os trabalhos de instalação da rede wireless de acesso à internet em algumas zonas públicas de Paredes de Coura. Ou melhor da vila, porque os dois hot-spots conhecidos até à data estão instalados na Câmara Municipal, supostamente para servir os largos envolventes, e no Centro Cultural, para quem optar por aceder à Net naquela zona.
Ainda não estão em funcionamento e desconhece-se como vai ser gerido o acesso a este sistema, mas aplaude-se a iniciativa que se vê já um pouco por todo o lado, desde centros comerciais das grandes cidades a jardins e esplanadas das pequenas vilas portuguesas.


É mesmo para pagar?
Mário Lino, o ministro das Obras Públicas garante que sim. Mas vindo dele até pode ser que seja anedota, nunca se sabe. Mas o seu secretário de Estado alinha pelo mesmo diapasão, por isso temo que seja mesmo para avançar a introdução de portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto.
Venceu a casmurrice do ministro? Esperemos que não, que ele e todos os que apoiam a sua ideia luminosa voltem a si e reconsiderem. A ser verdade é uma grande injustiça para as gentes dessa zona e, por inerência, também para nós, que temos ali um acesso facilitado e gratuito ao Porto. O presidente da Câmara de Viana do Castelo é que não gostou da história e já avisou: se avançarem as portagens na A28, os pesados que circularem por Viana vão ter de pagar. Ou seja, se não quiserem pagar num lado, lá terão de pagar no outro.

3 comentários:

  1. É injusto para as gentes dessa zona e doas outras onde as SCUTS vão passar a ter portagens.
    Gentes do interior, onde estas vias de comunicação fazem uma diferença enorme!
    Sinergias! Que os presidentes dos muncicipios em causa se juntem e reivindicar junto, mais uma vez, dos senhores de lx...
    sb

    ResponderEliminar
  2. sim aplaude-se mas quem está a mais de 5/7km da central tem uma ligação à net, que não lembra o careca
    e há empresas em paredes de coura, EMPRESAS, já nem falo de particulares, que não têm uma ligação à net por ADSL.
    Normal?
    não me parece

    sb

    ResponderEliminar
  3. eduardo eduardo, se a câmara não se mostrasse interessada em avançar com a ligação à A3, então que seria de nós!

    Obras nesta legislatura???
    credo, há gente muito mas mesmo muitoooo optimista!

    SB

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!